Dicas simples e fáceis para proteger o seu computador na internet

 Dicas simples e fáceis para proteger o seu computador na internet
 


 

1. Evite abrir e-mails e websites desconhecidos

É comum os hackers encaminharem e-mails e criarem anúncios maliciosos em websites para que você clique neles e permita a sua invasão, com a consequente instalação de um software hacker e domínio da máquina. Por isso, evite acessar e-mails e websites desconhecidos e sem protocolo de segurança.

Os navegadores atuais I.E, Firefox, Chrome, contém ferramentas de proteção habilitadas que reconhecem sites que contém conteúdo nocivo e alertam o usuário. Caso receba uma mensagem de alerta ao navegar por um site, só entre se tiver certeza da procedência. Ok?
2. Atualize o seu software

Para dificultar a invasão hacker, também é necessário atualizar o software do seu computador. Isso ameniza a vulnerabilidade da sua máquina e a protege tanto de hacker quanto de vírus. Se você não sabe muito bem como a atualização funciona, peça ajuda para aquele amigo ligado em tecnologia ou entre em contato com um profissional.

Confira também segurança na internet: cuidados essenciais para ter uma navegação segura.
3. Salve os seus arquivos em outro dispositivo

É sempre bom fazer um backup dos seus arquivos e deixá-los salvos em outro dispositivo. Assim, não bate aquele desespero caso eles sejam excluídos em um ataque hacker. Até porque, em muitos casos, os invasores cobram pelo resgate dos arquivos. É melhor prevenir, concorda?
4. Tenha um programa de anti vírus no seu computador

Existem diversas soluções gratuitas para proteger a sua máquina. Algumas possuem um foco em determinados tipos  de proteção, mas que, na média geral, se você ajudar seguindo as regras acima, irão lhe servir bem.
5. Você acha que a sua máquina está infectada com algum vírus?

Nesse caso, as recomendações são as seguintes: primeiro, não permita que a máquina se conecte a qualquer rede; segundo, chame um especialista, esteja com seu backup em dia, altere todas as suas senhas eletrônicas, bancos, e-mail, sites, etc. Até que tudo esteja resolvido, é melhor prevenir do que remediar.